terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vegetação de nosso município


 Hoje a vegetação, tanto de nosso município, como de todas as regiões do mundo sofreram algum tipo de modificação, devido a:
ação do homem,
ação do clima,
ação do tempo, etc.

Vários fatores como : luz, calor e tipo de solo,  contribuem para o desenvolvimento da vegetação de um determinado local.
 O mapa ao lado determina o tipo de vegetação  que predomina nestas regiões.
  
No início da colonização de nosso município, por volta de 1940, a vegetação nativa era exuberante, predominando a alguns tipos de madeira de lei como: cedro, o marfim, o ipê, a peroba, a canela, a canafístola, entre outras. Estas foram substituídas pela agricultura.
Mas em   10 de Janeiro de 1939, através do Decreto-Lei nº 1.035 do então Presidente da República, Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Iguaçu foi efetivamente criado. Em 17 de Novembro de 1986,

recebeu a distinção, concedida pela UNESCO, de Patrimônio
Natural da Humanidade.
Dentro de nosso município o parque  possui uma área de 9.000 hectares. Possuímos também bosques ou matas isoladas, e vegetações resultantes de reflorestamentos.
      Hoje também tem-se a obrigatoriedade de manter as reservas legais, aquelas previstas por lei em todas as propriedades rurais.

       Segundo a Lei  Federal, toda propriedade deve ter um espaço de vegetação averbada na matrícula do imóvel(SEMA).
      Na verdade o agricultor, principalmente, deveria ser a pessoa em primeiro lugar a defender as reservas e mata ciliar. Mas não significa que a responsabilidade não seja da população geral. Todos devem estar conscientes da necessidade da preservação da mata, principalmente das reservas que protegem as nascentes de rios e mesmo suas margens, seus afluentes.

     E como estão as áreas verdes dentro de nossas cidades?
     Como estão as reservas de mata ciliar de nosso município?
     Podemos observar grandes espaços preservados?

    


   

Referência de pesquisa.
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Vegetacao/?pg=2
http://maureliomello.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=199
http://aceciva.blog.terra.com.br/category/fotos-de-timoteo-mg/

4 comentários:

Anônimo disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Unknown disse...

Sei lá

Unknown disse...

Eu em

Venha conhecer a melhor pizzaria disse...

Muito obrigado